Agilidade de informação na gestão de crises
Quando a crise é estabelecida, nada mais é importante do que a agilidade na informação. Neste momento, a velocidade em que as informações são transmitidas entre os “ponta de lança” e o comitê de gestão de crises é fundamental para minimizar os impactos que podem surgir.
Para isto, é necessária uma plataforma de comunicação sólida e rápida entre os agentes que estão na ponta da crise e o comitê de gestão de crises. Geralmente esta comunicação pode ser feita por app de comunicação, e-mail, telefone ou qualquer outro congênere, mas eu sinceramente não gosto destas opções, pois gasta-se muito tempo comunicando o fato, explicando, enviando fotos e ainda não possui os procedimentos de emergência a serem executados no momento. Para isto, eu confiaria a tarefa de comunicação a um app ou sistema focado em gestão de crises, onde o agente “ponta de lança” poderia identificar o risco, informar os decisores, abrir canais de comunicação em tempo real com o comitê e ao informar a situação, já ter em mãos os procedimentos a serem seguidos. Neste ponto, até recomendo o APP Alerta de Crise, da Ana Flávia, que possui todos estes itens que mencionei e um pouco mais.
Como disse em meu último artigo, devemos usar a tecnologia para nos ajudar, ela deve nos servir. Com um sistema ou app que contenhas as funcionalidades que listei, a comunicação, as decisões e as ações corretivas são mais rápidas, organizadas e assertivas. Quanto antes conseguirmos estancar a crise, minimizando os seus efeitos através da organização, melhor e acredito que na era da informação que vivemos hoje, isto só é possível através de soluções robustas de comunicação e tomadas de decisão!
Investir em tecnologias, canais mais rápidos de decisão e capacitação dos agentes, será o futuro (se é que já não o é) para que as corporações possam dar melhores respostas às ameaças e consequentemente a manutenção dos negócios da empresa.
Novas tecnologias para o gerenciamento de crises
O mundo já estava em franca mudança quando a crise do coronavírus iniciou-se, já falávamos sobre IoT (Internet of Things) ou ...
Continue LendoQuando a gestão de crises está só no papel e não nas pessoas
Muitas empresas, por pressões diversas, possuem um plano de gestão de crises e documentos correlatos, ou pelo menos deveriam possuir, mesmo que m&...
Continue Lendo