Quando a gestão de crises está só no papel e não nas pessoas
Muitas empresas, por pressões diversas, possuem um plano de gestão de crises e documentos correlatos, ou pelo menos deveriam possuir, mesmo que mínimos! Porém, alguns gestores se esquecem que a gestão de crises não é feita apenas de manuais, planos e etc, são feitas de pessoas! O que acontece então quando as pessoas, que deveriam ter conhecimento ou pelo menos saber onde encontrar as informações, não tem, se quer, o conhecimento destes documentos dentro da organização? Desorganização e por consequência: o caos!
Quando a crise bater a porta, é de supra importância, como todos já sabem, que cada pessoa, setor e departamento saiba o que deve ou não fazer, ou pelo menos saiba onde encontrar as informações necessárias para colaborar com a gestão de crises!
Infelizmente algumas empresas não investem tempo em treinamentos, conscientização e não se preocupam em criar uma “cultura de risco” dentro das organizações e quando a crise surge a estrutura corporativa pode não estar preparada de forma adequada para fazer frente àquela ameaça, resultando em perdas pesadas e até uma demora para retomar as atividades da empresa, por conta da desorganização que a empresa se encontra e a falta de orientações claras.
Quando uma organização possui planos e procedimentos claros, acessíveis e com pessoas capacitadas, o sucesso na gestão de crises é muito maior e o impacto, menor!
Hoje, não basta ter documentos, é necessário que as pessoas estejam engajadas e preparadas. Apesar de vivermos em um mundo altamente digital, as pessoas não podem ser substituídas na etapa de execução do plano e retomada do negócio, muito menos na etapa de planejamento. Pessoas são parte intrínseca de qualquer negócio; então por que muitas empresas ainda não investem nelas? Acham que ter um plano de gestão de crises é algo para “inglês ver” e negligenciam a real importância das pessoas dentro das ações de mitigação e resposta aos riscos? Falta de interesse ou de reconhecer a real importância de uma gestão de riscos e crises para qualquer organização, independente do tamanho, poderia ser uma das respostas a esta pergunta!
Mas e na sua empresa, como que é? Me conte!
Agilidade de informação na gestão de crises
Quando a crise é estabelecida, nada mais é importante do que a agilidade na informação. Neste momento, a velocidade em que as inform...
Continue LendoMovimento de cargas registra novo aumento
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou em outubro o maior movimento de carga (em peso) para um mês desde o início da conces...
Continue Lendo